Quem tem o dever de proteger não está protegido nem protege os seus!

30-01-2015 00:34

Observamos dia após dia os operacionais dos agentes de proteção civil e socorro e entidades com especial dever de cooperação ostentarem coletes que não respeitam as normas europeias de proteção visual.

Nenhum dos coletes aqui postados cumpre as normas europeias de proteção visual, nomeadamente a Norma EN 471 ou qualquer outra equivalente. Na realidade são meras peças de roupa não certificada como equipamento de proteção individual, o que pode eventualmente estar na origem de alguns atropelamentos e outros acidentes dos quais podem ter resultado feridos ou mortos.

O Conselho Português de Proteção Civil considera eventualmente negligente que se permita que operacionais dos agentes de proteção civil e entidades cooperantes, continuem a atuar na via pública, nomeadamente em vias rodoviárias, sem que estejam devidamente protegidos no que concerne à proteção visual exigível para qualquer condutor em situação de acidente rodoviário ou mesmo de mera avaria do veículo, mas não para estes operacionais.

Quantos mais destes operacionais tem de sofrer acidentes e ficar feridos ou perder a vida para que estas entidades cumpram as normas de segurança no trabalho?

Será exigível que a estes como a qualquer outros trabalhadores os coletes sejam confecionados com tecido de alta-visibilidade certificado e área refletora noturna de acordo com a norma europeia, ou não serão os agentes de proteção civil portugueses europeus?

Deveriam eventualmente a Autoridade Nacional de Proteção Civil e os Serviços Municipais de Proteção Civil dar o exemplo?

 

Voltar

Contactos

COPPROCIV - Renta Rádio
Largo Alvaro Pinheiro Rodrigues, nº 7 R/C B
Carnaxide
2790-471

910 300 112
910 910 112
212 471 665

© 2015 Todos os direitos reservados ao COPPROCIV

Crie o seu site grátisWebnode